A nossa localidade

       Os trabalhos do 3º A sobre a nossa localidade - Alcains




O fundador, António Trigueiros de Aragão, que nasceu em 1894, na Vila de Alcains, fez uma grande parte dos seus estudos na Inglaterra. Foi ai que descobriu o seu gosto de iniciativa por fábricas.

A Vila de Alcains, concelho de Castelo Branco, região da Beira Baixa, foi escolhida pelas origens do fundador, mas também pelo facto de esta zona ter tido muita indústria e ter centralidade em relação aos trigos do baixo e alto Alentejo face aos “armazenistas” e “comércios”, agora retalhistas, espalhados pelo país. As Fábricas Lusitana permanecem em Alcains pois, como diz o atual administrador e neto do fundador, António Trigueiros de Aragão “temos uma equipa extraordinária, uma fábrica adaptada às nossas necessidades e um acreditar enorme no nosso território e no futuro.

O azul e branco da fachada das Fábricas Lusitana são as cores de uma das marcas mais queridas dos portugueses e que em 2024 atinge os 70 anos de existência.

Foi desta fábrica que nasceu o primeiro pacote de farinha  Branca de Neve. A saqueta era colada à mão e cheia de forma manual.

 

As farinhas tinham uma característica totalmente inovadora à época: tratava-se de uma farinha tipo “Self Raising”, ou auto levedante, isto é, já continha fermento incorporado.


O produto era único no mercado especialmente indicado para a preparação de bolos. O seu sucesso foi imediato levando a que a partir da vila de Alcains fossem distribuídas diariamente muitas toneladas de farinha. Até aos dias de hoje, a farinha Branca de Neve permanece na casa dos portugueses. As campanhas publicitárias ficaram na história. Um dos primeiros anúncios da Branca de Neve foi produzido na altura do lançamento da farinha Super-Fina, em 1955, com o seu tradicional pacote vermelho e azul que, ainda hoje, se mantém praticamente fiel ao original. As Fábricas Lusitana além da marca Branca de Neve é também proprietária da marca Espiga, que produz farinhas sem fermento.

 

 


 Esta empresa emprega atualmente 100 trabalhadores em Alcains. A marca “Branca de Neve” coleciona prémios de confiança e a empresa reinventa-se frequentemente com o lançamento de novos produtos de que os preparados de bolos são um dos muitos exemplos, bem como as gelatinas e especiarias na gama “Espiga”.

No futuro o administrador António Trigueiros de Aragão gostaria e quereria poder abrir a fábrica a todos os Alcainenses e consumidores dos produtos “Branca de Neve”. Com laboratórios em Lisboa e em Alcains, o lançamento de novos produtos está presente na estratégia da empresa a fim de estudar tendências do mercado e desenvolver novas gamas e produtos. Foram lançados à pouco tempo o “Petit Gateaux de Caramelo Salgado”, o “Doce de Ovos” e os preparados para bolos de “Laranja com Sementes de Chia” e de “Alfarroba com Linhaça”. Para um futuro muito próximo estão previstos o lançamento de uma nova gama de produtos, revela Trigueiros de Aragão, presente quase diariamente na empresa em Alcains, vila onde a fábrica permanece desde o dia em que abriu portas pela primeira vez.

 


Comentários

Mensagens populares